Uma das principais atrações da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu entre os dias 10 e 20 de novembro, a nova geração do Tucson acaba de fazer sua estreia nas concessionárias da montadora sul-coreana em nosso País. O crossover está sendo oferecido como “New Tucson”, uma estratégia usada pela marca para diferencia-lo do Tucson e ix35, que continuam sendo oferecidos no mercado nacional, inclusive os três com produção nacional na planta de Anápolis (GO).
Hyundai New Tucson – visual e interior
Na parte estética, o Hyundai New Tucson exibe linhas diferentes dos atuais crossovers da marca à venda no mercado nacional. A dianteira tem como destaque a enorme grade hexagonal, com três filetes horizontais e o logotipo da montadora asiática ao centro, formando conjunto com os faróis, estes com formato espichado e iluminação em LED na versão mais cara. Já o para-choque conta com um formato mais robusto, sobretudo na área dos faróis de neblina e da tomada de ar.
As laterais do utilitário-esportivo são marcadas pela linha de cintura elevada e vinco marcante nas extremidades das maçanetas. As rodas são de 18 polegadas calçadas com pneus 225/55 R18 em todas as versões. Por fim, a traseira oferece um formato mais pronunciado, marcado pelo vidro mais inclinado, além das lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas, que a partir da versão intermediária contam com iluminação em LED.
Por dentro, de acordo com a Hyundai, o New Tucson ostenta “materiais de alta qualidade e agradáveis ao toque”. Ao contrário dos carros da geração anterior da fabricante, como o próprio ix35, o painel do novo crossover não exibe formas tão “extravagantes”, apelando para o lado mais simples e funcional. Há como destaque o console central, que no topo tem as saídas de ar verticais e o sistema multimídia numa só peça, além do sistema de ar-condicionado e alavanca de câmbio com detalhes em preto brilhante.
Dependendo da versão, o carro conta com painel de instrumentos com tela TFT monocromática de 3,5 polegadas ou Supervision TFT LCD de 4,2 polegadas.
Nas medidas, são 4.475 milímetros de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.655 mm de altura (1.660 mm com rack de teto), com distância entre-eixos de 2.670 mm. Já o porta-malas consegue levar até 513 litros em posição normal e 1.503 l até o teto.
Hyundai New Tucson – equipamentos de série
A respeito da lista de equipamentos de série, a versão de entrada GL oferece airbags frontais, laterais e de cortina, alarme, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle de estabilidade, aviso sonoro de cinto de segurança, cintos laterais traseiros de três pontos e central de três pontos, encosto de cabeça para todos os ocupantes, freio de estacionamento por pedal, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, travas elétricas com comando centralizado, vidro traseiro térmico temporizado, vidros elétricos com sistema antiesmagamento, célula de sobrevivência, coluna da direção retrátil e barras de proteção laterais.
Há ainda grade frontal com acabamento fosco, maçanetas na cor da carroceria, rodas de 18 polegadas, retrovisores elétricos com piscas em LED, rebatimento elétrico e desembaçador, sensor crepuscular, destravamento das portas e partida do motor sem chave, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth, volante multifuncional, ar-condicionado de duas zonas com saída traseira, controle de cruzeiro, painel de instrumentos com tela TFT monocromática de 3,5 polegadas, câmera de ré, bancos, volante e manopla de câmbio em couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico e apoio lombar, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos revestidos em couro, rack de teto, entre outros.
Já a variante intermediária GLS agrega painel de instrumentos Super Vision com tela colorida de 4,2 polegadas, faróis com projetores e fita em LED, lanternas traseiras em LED, grade frontal cromada, teto solar panorâmico com antiesmagamento, maçanetas cromadas, retrovisores com luz de cortesia (iluminação de poças), entre outros.
Por fim, a configuração topo de linha Top, série especial de lançamento limitada a apenas 30 unidades, se diferencia por oferecer retrovisor interno eletrocrômico, abertura do porta-malas por aproximação, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis em LED com fita em LED, moldura cromada nos vidros, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e faixo de luz direcional para curvas.
Hyundai New Tucson – motorização
Um dos principais destaques da nova geração do Hyundai é a motorização. O novo modelo esconde sob o capô um motor 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection), com turbocompressor e injeção direta de combustível, que consegue gerar 177 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 27 kgfm de torque, entre 1.500 e 4.500 rpm.
Entre outras características, o motor 1.6 T-GDI utiliza um sistema que prioriza o arrefecimento no nível superior do bloco de cilindros, resultando em menores temperaturas, otimizando a mistura ar/combustível e proporcionando melhor eficiência energética.
Junto a ele está uma transmissão Dual Clutch de sete velocidades e dupla embreagem.
Ainda segundo a fabricante, “a escolha deste conjunto vem ao encontro da estratégia da Hyundai CAOA de oferecer veículos com elevado nível de eficiência energética no Brasil, garantindo desempenho e economia de combustível, além de baixas emissões de CO2”.
Dados de desempenho e consumo, porém, ainda não foram divulgados.
Ainda na mecânica, o New Tucson usa usa suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de dupla ação, e traseira também independente, Tipo Multi−Link com molas helicoidais, amortecedores pressurizados a gás, e dupla ação.
Hyundai New Tucson – preços
Confira abaixo os preços da linha do novo modelo da Hyundai no mercado nacional:
Hyundai New Tucson GL: R$ 138.990
Hyundai New Tucson GLS: R$ 147.990
Hyundai New Tucson Top: R$ 156.990
O Hyundai New Tucson tem garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por um período de um ano, o motorista conta também com o serviço de assistência 24 horas da Hyundai CAOA, com cobertura em todo o território nacional.
Hyundai New Tucson – ficha técnica
Ficha Técnica Hyundai New Tucson | |
Motorização | |
Tipo | 1.6 T−GDI |
Número de cilindros | 04 em linha |
Cabeçote | Em Alumínio |
Nº de válvulas | 16 |
Potência máxima – cv/RPM | 177 (G) @ 5.500 |
Torque máximo – kg.f/RPM | 27 (G) @ 1,500−4,500 |
Diâmetro x curso do cilindro – mm | 77 x 85,44 mm |
Taxa de compressão | 10,0 : 1 |
Injeção Eletrônica | T−GDI (Gasoline Direct Injection) |
Tipo de ignição | Eletrônica digital mapeada incorporada ao sistema de injeção |
Combustível | Gasolina |
Sistema de transmissão | |
Tipo | Dual Clutch 7 velocidades |
Relações de transmissão | 1ª 3,029:1 |
2ª 2,318:1 | |
3ª 2,043:1 | |
4ª 1,070:1 | |
5ª 0,822:1 | |
6ª 0,884:1 | |
7ª 0,721:1 | |
Ré − 5,304 | |
Relação final | 4.857 (1ª,2ª,4ª,5ª) 3.579 (3ª,6ª,7ª, Ré) |
Tração | FWD (4×2) (Dianteira) |
Pesos e capacidades | |
Tanque de combustível | 62 litros |
Porta malas | Bancos tras. em posição normal 513L Até o teto 1.503L |
Número de Ocupantes | 5 Passageiros |
Dimensões | |
Comprimento do veículo | 4.475 mm |
Largura do veículo | 1.850 mm |
Altura do veículo (vazio) | 1.655 mm (1,660 mm: com Rack) |
Distância entre-eixos | 2.670 mm |
Balanço dianteiro | 910 mm |
Balanço traseiro | 895 mm |
Altura livre do solo: | 172 mm |
Sistema de direção | |
Direção | Assistência elétrica progressiva com regulagem de altura |
Sistema de suspensão | |
Dianteira | Independente, Tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de dupla ação. |
Traseira | Independente, Tipo Multi−Link com molas helicoidais, amortecedores pressurizados a gás, e dupla ação. |
Rodas e pneus | |
Rodas | De liga leve 18″ |
Pneus | 225/55 R18 |