Após ser mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo, a nova Volkswagen Amarok 2017 está fazendo sua estreia na rede de concessionárias da montadora alemã no País. A nova linha da picape média chega com visual renovado, interior com acabamento mais esmerado, novas tecnologias (como sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto) e novos equipamentos, com destaque para o sistema de frenagem automática pós-colisão, item exclusivo na categoria que está disponível em todas as versões da gama. O novo modelo tem preço inicial de R$ 113.990.
Volkswagen Amarok 2017 – visual e interior
Embora tenha recebido algumas modificações, a parte estética da Volkswagen Amarok continua com a mesma essência das linhas anteriores. A dianteira da carroceria da picape é marcada pelos faróis quadrados, interligados à grade (em preto fosco com friso cromado duplo na parte inferior na versão Trendline e em preto brilhante com dois frisos cromados duplos e seis frisos cromados verticais na Highline), para-choque com formato mais retilíneo, tomadas de ar em formato de colmeia, faróis de neblina com moldura cromada na versão topo de linha e protetor de cárter em novo formato, com nova extensão para a caixa de transmissão.
Nas laterais, a novidade fica por conta das novas rodas de liga-leve de 16, 17, 18, 19 e 20 polegadas. Nas versões S e SE, há rodas aro 16 estilo “Korama”, com pneus 245/70, Já a Trendline usa rodas de 17” estilo “Posadas” e pneus 245/65. A Highline tem duas opções: 18 polegadas estilo “Manaus” (pneus 255/60) e 19 polegadas estilo “Milford”, calçada por pneus 255/55. A série Extreme oferece rodas aro 20 e pneus 255/50.
Há ainda adesivo “4Motion” nas laterais de caçamba e santantônio esportivo na cor da carroceria. Na traseira, nenhuma novidade.
Além da tonalidade sólida Branco Cristal e da perolizada Preto Mystic, há quatro novas cores metálicas para a Amarok: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme).
Todavia, é no interior que a picape exibe suas principais mudanças. Há um painel redesenhado, com novas saídas de ar em formato retangular, nova faixa decorativa horizontal (na cor “deep inox” nas versões S, SE e Trendline e “bright silver” na Highline), novos comandos do ar-condicionado, nova disposição da régua central dos controles do painel, novo porta-objetos na parte central superior do painel e painel de instrumentos com tela colorida 3D de 3,5 polegadas na versão mais cara, que oferece ainda capas dos pedais em aço inoxidável e tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”.
Outro destaque fica por conta dos novos bancos dianteiros com certificado “ergoComfort” do instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”. Nas versões Highline e Extreme, os novos bancos oferecem ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).
Os bancos receberam ainda novos acabamentos. A configuração Trendline passa a contar com Tear “Kemisu” cinza. A Highline traz bancos de couro “Vienna” cinza e a Extreme tem como item de série o revestimento em couro “Nappa” Preto.
Volkswagen Amarok 2017 – equipamentos
A linha da Amarok traz ainda como destaque os itens de segurança. Todas as versões agora saem de fábrica com o sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual, tendo como base a detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
A lista inclui ainda freios ABS com off-road (que otimizam a ação do ABS em solo solto, como pedriscos e areia), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco de trás, BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (controle de tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
A versão de entrada S dispõe ainda de itens como airbags frontais, ar-condicionado, bancos dianteiros com ajuste de altura, direção hidráulica, descansa braço central com porta-objetos, faróis de neblina, lanternas de neblina traseiras, limpador do para-brisa com temporizador variável, para-choque dianteiro na cor da carroceria, pneus de uso misto, retrovisores externos com acionamento manual, dois alto-falantes dianteiros, apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros.
A Amarok SE inclui chave canivete com comando remoto, painel de instrumentos com display central de 3,5 polegadas, retrovisores externos elétricos e aquecíveis, rodas de liga-leve aro 16, alarme keyless, sistema de entretenimento com Bluetooth e entradas USB, SD Card e auxiliar, vidros com acionamento elétrico, travamento central com controle remoto e função “safe”, dois alto-falantes traseiros e dois tweeters, entre outros.
A Amarok Trendline, por sua vez, agrega capa dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, computador de bordo, controle de cruzeiro, faróis com luz de condução diurna (halógena) e ajuste de altura, faróis de neblina com luz de conversão estática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de entretenimento Composition Media com tela de 6,3 polegadas e App-Connect, volante multifuncional em couro com paddle shifts e alavanca de câmbio e de freio de estacionamento parcialmente em couro.
No caso da Highline, há airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, capas dos retrovisores cromadas, coluna B com cobertura em preto, faróis com coming & leaving home, faróis bi xênon com luzes diurnas em LED, ganchos para amarração de carga na caçamba, monitoramento da pressão dos pneus, para-choque traseiro cromado, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de luz e chuva, sistema multimídia “Discover Media” com App-Connect e navegador GPS, tapetes em carpete, tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave, bancos em couro, entre outros.
Por fim, a Amarok Highline Extreme se diferencia pela capa dos pedais em aço inoxidável, estribos laterais em alumínio, santantônio esportivo, painel de instrumentos com display colorido, entre outros.
Volkswagen Amarok 2017 – mecânica
Na motorização, nenhuma novidade. A versão S segue equipada com o motor 2.0 litros TDI a diesel, que consegue entregar 140 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de seis velocidades. De acordo com a empresa, a picape alcança os 100 km/h em 12,8 segundos e tem velocidade máxima de 166 km/h.
Já os modelos SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme usam o 2.0 litros a diesel, com dois turbocompressores, que rende até 180 cv e 40,8 kgfm com transmissão manual de seis marchas (versão SE) e 42,8 kgfm com caixa automática de oito relações nas demais configurações. Há ainda sistema de tração integral 4Motion.
Segundo dados da fabricante, a Amarok 2.0 TDI biturbo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge velocidade máxima de 179 km/h.
É provável que a Volkswagen ofereça a partir de 2017 a Amarok com o novo motor 3.0 V6 TDI, que é capaz de entregar 224 cavalos de potência e 56,1 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito velocidades e tração integral 4Motion com diferencial Torsen.
Volkswagen Amarok 2017 – preços
Volkswagen Amarok S Cabine Simples 2017: R$ 113.990
Volkswagen Amarok S Cabine Dupla 2017: R$ 126.990
Volkswagen Amarok S Cabine Dupla 2017: R$ 130.990
Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla 2017: R$ 148.990
Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla 2017: R$ 167.990
Volkswagen Amarok Highline Extreme Cabine Dupla 2017: R$ 177.990
Volkswagen Amarok 2017 – ficha técnica
Amarok Highline 2.0 TDI Automático 4 portas | Amarok S 2.0l TDI Mecânico 2 portas |
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Motor | Motor | ||
Combustível | Diesel | Combustível | Diesel |
Cilindrada (cm³) | 1968 | Cilindrada (cm³) | 1968 |
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | 81 x 95,5 | Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) | 81 x 95,5 |
Nº de cilindros / disposição / válvulas por cilindro | 4 / em linha / 4 | Nº de cilindros / disposição / válvulas por cilindro | 4 / em linha / 4 |
Posição | Longitudinal sobre o eixo | Posição | Longitudinal sobre o eixo |
Potência máxima – kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585) | 132(180) / 4000 | Potência máxima – kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585) | 103 (140) / 3500 |
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585) | 420 (42,8) / 1750 | Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585) | 340 (34,7) / 1600 |
Taxa de compressão | 16:1 | Taxa de compressão | 16:1 |
Formação de mistura | Injeção direta “Common Rail” | Formação de mistura | Injeção direta “Common Rail” |
Transmissão | Transmissão | ||
Conjunto câmbio-diferencial | Automático, oito marchas à frente | Conjunto câmbio-diferencial | Manual,seis marchas à frente |
Embreagem | Conversor de torque | Embreagem | Monodisco, acionamento hidráulico |
Rodas motrizes | Dianteiras e Traseiras – 4Motion Permanente | Rodas motrizes | Dianteiras e Traseiras – 4Motion Selecionável com Reduzida |
Relações de marchas | 1ª – 4,70:1; 2ª – 3,13:1; 3ª – 2,10:1; 4ª – 1,67:15ª – 1,29:1; 6ª – 1,000:1; 7ª – 0,84:1; ré – 3,30:1 | Relações de marchas | 1ª – 4,81:1; 2ª – 2,54:1; 3ª – 1,50:1; 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1; 6ª – 0,63:1; ré – 4,36:1 |
Relação do diferencial dianteiro | 3,70:1 | Relação do diferencial dianteiro | 4,30:1 |
Relação do diferencial ttraseiro | 3,70:1 | Relação do diferencial ttraseiro | 4,30:1 |
Suspensão | Suspensão | ||
Dianteira | Suspensão independente tipo duplo A Molas helicoidais Barra estabilizadora |
Dianteira | Suspensão independente tipo duplo A Molas helicoidais Barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido Mola de lâminas |
Traseira | Eixo rígido Mola de lâminas |
Direção | Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Tipo | Hidráulica |
Diâmetro de giro do veículo (m) | 12,9 | Diâmetro de giro do veículo (m) | 12,9 |
Relação de direção (média) | 14,6:1 | Relação de direção (média) | 14,6:1 |
Freios | Freios | ||
Dianteiros | Disco ventilado, diâmetro de 303mm | Dianteiros | Disco ventilado, diâmetro de 303mm |
Traseiros | Tambor, diâmetro de 295mm | Traseiros | Tambor, diâmetro de 295mm |
Sistema anti-travamento das rodas ABS com EBD. ESC com funções: Off road, EDL, TCS, BAS, HDC, HSA e RBS. |
Sistema anti-travamento das rodas ABS com EBD.ESC com funções: Off road, EDL, TCS, BAS, HDC, HSA e RBS. | ||
Rodas e pneus | Rodas e pneus | ||
Roda 7,5JX18 com Pneu 255/60 R18 Roda 8,0Jx19 com Pneu 255/55 R19 Roda 8,0Jx20 com Pneu 255/55 R19 |
Roda 6,5JX16 com Pneu 245/70 R16 | ||
Dimensões externas (mm) | Dimensões externas (mm) | ||
Comprimento | 5254 | Comprimento | 5254 |
Largura (sem espelhos) | 1944 | Largura (sem espelhos) | 1944 |
Largura (com espelhos) | 2228 | Largura (com espelhos) | 2228 |
Altura (teto) | 1834 | Altura (teto) | 1821 |
Distância entre-eixos | 3097 | Distância entre-eixos | 3097 |
Bitola (dianteira/traseira) | 1648 / 1644 | Bitola (dianteira/traseira) | 1648 / 1644 |
Capacidades (litros) | Capacidades (litros) | ||
Caçamba | 1280 | Caçamba | 1814 |
Tanque de combustível | 80 | Tanque de combustível | 80 |
Pesos (kg) | Pesos (kg) | ||
Em ordem de marcha | 2036 | Em ordem de marcha | 1901 |
Peso bruto total (PBT) | 3170 | Peso bruto total (PBT) | 3040 |
Carga útil | 1134 | Carga útil | 1139 |
Carga admissível sobre o eixo dianteiro | 1430 | Carga admissível sobre o eixo dianteiro | 1335 |
Carga admissível sobre o eixo traseiro | 1860 | Carga admissível sobre o eixo traseiro | 1860 |
Carga admissível sobre o teto | 100 | Carga admissível sobre o teto | 50 |
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%) | 2780/750 | Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%) | 2510/750 |
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (12%) | 2780/750 | Peso máximo rebocável com freio/sem freio (12%) | 2510/750 |
Desempenho | Desempenho | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,9 | Aceleração 0-100 km/h (s) | 12,8 |
Retomada 80-120 km/h, 5a. (s) | 8,5 | Retomada 80-120 km/h, 5a. (s) | 12,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 179 | Velocidade máxima (km/h) | 166 |
Manutenção | Manutenção | ||
Revisões, km/tempo | 10.000/12 meses | Revisões, km/tempo | 10.000/12 meses |
Troca de óleo do motor, km/tempo | 10.000/12 meses | Troca de óleo do motor, km/tempo | 10.000/12 meses |
Garantia | 3 anos veículo completo 6 anos para perfuração de chapa por corrosão |
Garantia | 3 anos veículo completo 6 anos para perfuração de chapa por corrosão |